Diferentes opções de pós-graduação servem para diferentes perfis e objetivos; conheça esta modalidade

O que é
Do inglês Master in Business Administration, é um curso lato sensu voltado para quem quer aprimorar conhecimentos de administração e obter uma visão aprofundada e global do mundo corporativo. É muito procurado por empresários, executivos e gestores.

Duração e carga horária
O Ministério da Educação (MEC) só reconhece cursos com duração mínima de 360 horas-aula. A Associação Nacional de MBA (Anamba) classifica os cursos com 360 horas-aula como “padrão Brasil” e os de 480 horas como “padrão global” (veja abaixo). As aulas costumam acontecer aos sábados ou em alguns dias úteis à noite. As aulas a distância não devem exceder 20% da carga horária.

Processo de seleção
Análise do currículo, entrevista, redação e avaliação de proficiência em idioma estrangeiro. A instituição pode aplicar, ainda, testes de lógica e matemática.

Como é o curso
Os alunos entram em contato com as ferramentas da área de gestão para debater situações reais (cases, em sala de aula, com os professores atuando como mediadores).

Tipos de MBA
Cresce o número de MBAs com foco em um tema específico, como tecnologia da informação, saúde, marketing ou agronegócio. O aluno deve ficar atento à grade curricular, já que mesmo os MBAs segmentados devem dedicar dois terços do tempo às disciplinas de gestão e administração.

Trabalho de conclusão e certificado
A maioria das escolas exige uma monografa. A Anamba recomenda que essa dissertação seja feita individualmente, com a orientação de um professor, sobre algum aspecto abordado no programa e relacionado ao trabalho do aluno. Não é necessária a defesa do trabalho diante de uma banca, como ocorre na pós stricto sensu. Ao completar o curso, o aluno recebe o título de especialista.

MBA não é para iniciantes
Ter algum tempo de carreira é o ideal para fazer um MBA. Esse tipo de programa atende, sobretudo, àqueles que já trabalham há alguns anos e estão em processo de ascensão profissional. Alguns MBAs, inclusive, exigem que o candidato comprove um tempo mínimo de experiência no mercado, ou atue em algum cargo gerencial ou de direção. Os MBAs com o selo “padrão global” da Anamba exigem três anos ou mais de atuação no mercado. “Como os MBAs são um fórum de discussão entre professores e alunos, o profissional recém-formado não tem bagagem suficiente para aproveitar e fazer contribuições relevantes em classe”, explica Armando Dal Colletto, da Anamba.

(Guia do estudante)

 

 

Categorias: MBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *